Compare as listagens

Qatar Petroleum assina contrato de exploração, marcando sua primeira entrada em Moçambique

  • Quarta, 12 \d\e Dezembro \d\e 2018
  • Noticias
  • 0
Qatar Petroleum assina contrato de exploração, marcando sua primeira entrada em Moçambique

A Qatar Petroleum celebrou um acordo com uma afiliada da ExxonMobil para adquirir uma participação de 10% em três blocos de exploração offshore nas bacias de Angoche e Zambeze em Moçambique.

O consórcio será formado pela ExxonMobil (operadora) com 50% de participação, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) com 20% de participação, a Rosneft com 20% de participação e a Qatar Petroleum com 10% de participação.

Comentando nesta ocasião, HE Saad Sherida Al-Kaabi, Ministra de Estado para Assuntos Energéticos, e Presidente e CEO da Qatar Petroleum, disse:

“Temos o prazer de assinar este acordo, com a nossa parceira de longa data, a ExxonMobil, para participar na exploração destas bacias marítimas de fronteira na República de Moçambique. Este é um marco para a Qatar Petroleum, pois marca a sua primeira incursão nas promissoras bacias offshore de Moçambique ”.

Os blocos offshore são A5-B, que se encontra na bacia de Angoche, e Z5-C e Z5-D, que se encontram na bacia do Zambeze. Ambas as bacias são de fronteira e pouco exploradas. Os dois blocos do Zambeze têm uma área total de cerca de 10.200 km2 com profundidades de cerca de 200 a 2.000 metros, enquanto o bloco da bacia de Angoche tem uma área de cerca de 6.450 km² com profundidades de água de 1.800 a 2.500 metros.

“Esta assinatura está muito alinhada com nossa estratégia de crescimento na Qatar Petroleum, com a entrada de um novo país em possíveis bacias de fronteira com potencial significativo de recursos de hidrocarbonetos”, acrescentou Al Kaabi.

 

FonteClub of Mozambique

Posts relacionados

Quase US $400 milhões a serem investidos na 2ª fase da Cidadela da Matola

Quase US $400 milhões serão investidos no próximo ano na segunda fase do projeto da Cidadela da...

continue lendo

Lançado Projecto Renascer em Katembe

O Conselho Municipal de Maputo e o Fundo para o Fomento de Habitação (FFH) assinaram um...

continue lendo

Lançado Projecto Renascer em Manhiça

O facto surge no âmbito do Programa Habita Moçambique que visa a construção de habitação a...

continue lendo