Compare as listagens

Qatar Petroleum assina contrato de exploração, marcando sua primeira entrada em Moçambique

  • Quarta, 12 \d\e Dezembro \d\e 2018
  • Noticias
  • 0
Qatar Petroleum assina contrato de exploração, marcando sua primeira entrada em Moçambique

A Qatar Petroleum celebrou um acordo com uma afiliada da ExxonMobil para adquirir uma participação de 10% em três blocos de exploração offshore nas bacias de Angoche e Zambeze em Moçambique.

O consórcio será formado pela ExxonMobil (operadora) com 50% de participação, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) com 20% de participação, a Rosneft com 20% de participação e a Qatar Petroleum com 10% de participação.

Comentando nesta ocasião, HE Saad Sherida Al-Kaabi, Ministra de Estado para Assuntos Energéticos, e Presidente e CEO da Qatar Petroleum, disse:

“Temos o prazer de assinar este acordo, com a nossa parceira de longa data, a ExxonMobil, para participar na exploração destas bacias marítimas de fronteira na República de Moçambique. Este é um marco para a Qatar Petroleum, pois marca a sua primeira incursão nas promissoras bacias offshore de Moçambique ”.

Os blocos offshore são A5-B, que se encontra na bacia de Angoche, e Z5-C e Z5-D, que se encontram na bacia do Zambeze. Ambas as bacias são de fronteira e pouco exploradas. Os dois blocos do Zambeze têm uma área total de cerca de 10.200 km2 com profundidades de cerca de 200 a 2.000 metros, enquanto o bloco da bacia de Angoche tem uma área de cerca de 6.450 km² com profundidades de água de 1.800 a 2.500 metros.

“Esta assinatura está muito alinhada com nossa estratégia de crescimento na Qatar Petroleum, com a entrada de um novo país em possíveis bacias de fronteira com potencial significativo de recursos de hidrocarbonetos”, acrescentou Al Kaabi.

 

FonteClub of Mozambique

Posts relacionados

Empresas do Reino Unido querem investir na indústria e infraestruturas em Moçambique

As empresas do Reino Unido estão interessadas em investir na indústria, infraestruturas e...

continue lendo

FFH e a Chinesa CITIC fecham parceria para construção de 35.000 casas a partir de 2020

O Governo Moçambicano lançou um ambicioso projecto de construção de 35.000 casas para jovens e...

continue lendo

2ª Edição do MOZAMREAL – Fórum sobre o mercado imobiliário

Moçambique, um mercado onde a força está do lado do comprador O segundo Fórum Anual...

continue lendo