Compare as listagens

Governo de Moçambique atribuiu quase o triplo número de parcelas de habitação em 2018

  • Segunda, 11 \d\e Fevereiro \d\e 2019
  • Noticias
  • 0
Governo de Moçambique atribuiu quase o triplo número de parcelas de habitação em 2018

No ano passado, o Governo Moçambicano concedeu 19.818 terrenos, 12.959 a mais do que em 2017 e quase triplicando o total desse ano.

O acesso à habitação continua a ser uma grande preocupação em Moçambique, escreve O País, especialmente para os jovens, que também aumentam o número de desempregados no país (40% dos jovens não têm emprego formal, segundo as Nações Unidas).

A realidade contrasta com os esforços do Governo Moçambicano, que em 2018, alocou mais parcelas numa tentativa de inverter o cenário. Os números do Ministério de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos que “O País” viu indicam que um total de 19.818 lotes foram alocados no ano passado, em comparação com apenas 6.859 em 2017.

No entanto, o maior problema, de acordo com as Nações Unidas, é a capacidade limitada de construir uma casa, além do fato de que as casas construídas pelo Fundo de Desenvolvimento Habitacional (FFH) do governo custam muito para a maioria dos Moçambicanos.

Em Novembro passado, o ex-presidente do Conselho de Directores do Fundo para o Desenvolvimento da Moradia, Zefanias Chitsungo, concordou que construir a própria casa era um componente indispensável na solução do problema habitacional que a maioria dos jovens do país enfrenta.

Chitsungo disse que as estratégias para abordar a questão envolveriam a promoção de moradias em áreas rurais, a produção de materiais de construção e o desenvolvimento de tecnologias, recursos e financiamento.

Outras possíveis soluções, disse ele, foram o investimento público, o incentivo ao sector privado, o apoio a associações de moradias sociais, a diversificação de fontes de financiamento, o estímulo a iniciativas de construção de jovens e o desenvolvimento de técnicas de construção baseadas em materiais locais.

 

Fonte: Club of Mozambique

Posts relacionados

Maputo-Sul espera que obras de construção de quatro portagens na Estrada Circular de Maputo comecem em Março

A construção de quatro estações de portagem na Estrada Circular de Maputo terá início em...

continue lendo

ExxonMobil adquire direitos de uso de um espaço com 12 hectares em Maputo em cerca de $ 50 milhões de dólares

A ExxonMobil adquiriu direitos de uso de um espaço com 12 hectares em Maputo mais concretamente na...

continue lendo

Estudo: Mercado imobiliário cresce fora da capital e arrendamento é uma das melhores opções

A Prime Yield MZ lançou a 2ª edição do “Estudo de Mercado Imobiliário Moçambique” durante...

continue lendo