Compare as listagens

Governo de Moçambique atribuiu quase o triplo número de parcelas de habitação em 2018

  • Segunda, 11 \d\e Fevereiro \d\e 2019
  • Noticias
  • 0
Governo de Moçambique atribuiu quase o triplo número de parcelas de habitação em 2018

No ano passado, o Governo Moçambicano concedeu 19.818 terrenos, 12.959 a mais do que em 2017 e quase triplicando o total desse ano.

O acesso à habitação continua a ser uma grande preocupação em Moçambique, escreve O País, especialmente para os jovens, que também aumentam o número de desempregados no país (40% dos jovens não têm emprego formal, segundo as Nações Unidas).

A realidade contrasta com os esforços do Governo Moçambicano, que em 2018, alocou mais parcelas numa tentativa de inverter o cenário. Os números do Ministério de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos que “O País” viu indicam que um total de 19.818 lotes foram alocados no ano passado, em comparação com apenas 6.859 em 2017.

No entanto, o maior problema, de acordo com as Nações Unidas, é a capacidade limitada de construir uma casa, além do fato de que as casas construídas pelo Fundo de Desenvolvimento Habitacional (FFH) do governo custam muito para a maioria dos Moçambicanos.

Em Novembro passado, o ex-presidente do Conselho de Directores do Fundo para o Desenvolvimento da Moradia, Zefanias Chitsungo, concordou que construir a própria casa era um componente indispensável na solução do problema habitacional que a maioria dos jovens do país enfrenta.

Chitsungo disse que as estratégias para abordar a questão envolveriam a promoção de moradias em áreas rurais, a produção de materiais de construção e o desenvolvimento de tecnologias, recursos e financiamento.

Outras possíveis soluções, disse ele, foram o investimento público, o incentivo ao sector privado, o apoio a associações de moradias sociais, a diversificação de fontes de financiamento, o estímulo a iniciativas de construção de jovens e o desenvolvimento de técnicas de construção baseadas em materiais locais.

 

Fonte: Club of Mozambique

Posts relacionados

Empresas do Reino Unido querem investir na indústria e infraestruturas em Moçambique

As empresas do Reino Unido estão interessadas em investir na indústria, infraestruturas e...

continue lendo

FFH e a Chinesa CITIC fecham parceria para construção de 35.000 casas a partir de 2020

O Governo Moçambicano lançou um ambicioso projecto de construção de 35.000 casas para jovens e...

continue lendo

2ª Edição do MOZAMREAL – Fórum sobre o mercado imobiliário

Moçambique, um mercado onde a força está do lado do comprador O segundo Fórum Anual...

continue lendo