Compare as listagens

Moçambique: Sofid financia investimento da construtora Portuguesa

  • Quarta, 11 \d\e Março \d\e 2020
  • Noticias
  • 0
Moçambique: Sofid financia investimento da construtora Portuguesa

A Sociedade de Financiamento para o Desenvolvimento (Sofid) financiou com cerca de 1,5 milhão de euros os investimentos de 10 milhões de euros que a empresa portuguesa Construções Gabriel Couto planeja realizar em Moçambique, a instituição financeira.

A operação tem como ponto de partida a construção do aeródromo que servirá aos megaprojectos de gás natural do país no norte, disse Sofid em comunicado, acrescentando que a empresa de construção tem outros projectos em andamento.

Sofid acredita que a construção do novo aeródromo no distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, trará benefícios sociais e ambientais.

“Estima-se que a construtora empregará mais de 400 trabalhadores da região para o seu trabalho”, disseram eles, além de promover acções sociais para melhorar as condições de vida das comunidades.

Por outro lado, os níveis de gestão e respeito ambiental impostos pelos consórcios de gás natural devem garantir que o financiamento do Sofid esteja sendo usado para investimento privado com impacto nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – objectivos delineados pelas Nações Unidas.

O Sofid é uma instituição financeira portuguesa de desenvolvimento, detida principalmente pelo Estado.

A província de Cabo Delgado é palco de investimentos privados de cerca de US $ 50 bilhões (€ 45,1 bilhões), um dos maiores actualmente em andamento na África, cujo objectivo é a exploração das reservas de gás natural a partir de 2022 e que deve catapultar o crescimento económico de Moçambique .

A esperança de prosperidade em um dos países mais pobres do mundo vive com uma ameaça violenta.

Ataques armados ligados a comunidades muçulmanas radicalizadas causaram 300 mortes na região nos últimos dois anos, com cerca de 60.000 pessoas sendo afectadas, com saques e destruição de propriedades ou forçados a abandonar a terra e buscar refúgio longe de suas casas .

Fonte: Club of Mozambique

Posts relacionados

Lançado Projecto Renascer em Manhiça

O facto surge no âmbito do Programa Habita Moçambique que visa a construção de habitação a...

continue lendo

City Lodge Hotel Maputo agora aberto

O City Lodge Hotel Group (CLHG) abriu o 62º hotel, o City Lodge Hotel Maputo em Moçambique, sob a...

continue lendo

Concessões rodoviárias lançadas em Moçambique a partir de Abril de 2020

A concessão das secções nacionais de estradas de Moçambique a operadores privados está...

continue lendo